DIRETORIA   ESTATUTO   REGIMENTO   POLÍTICA DO SITE   FALE CONOSCO   ESPAÇO CIDADÃO  
   
   
PRINCIPAL
INSTITUCIONAL
JURÍDICO
NOTÍCIAS
ARTIGOS
MÍDIA OFICIAL
GALERIA DE FOTOS
PRESTAÇÃO DE CONTAS
ESPAÇO DO ASSOCIADO
APOSENTADORIA ESPECIAL
AOJUS RESPONDE
REAJUSTE SALARIAL
AGENDA
CURSOS
ENQUETES
ASSOCIE-SE
RECADASTRAMENTO
VOTAÇÕES
CONVÊNIOS
LINKS
MAPA DO SITE
ESPAÇO CIDADÃO
CAMPANHAS
 
LIVE DA FENASSOJAF TRAZ HISTÓRIAS REAIS SOBRE O CÂNCER DE MAMA NO ENCERRAMENTO DO MÊS DE OUTUBRO

Quarta-feira, 03 de novembro de 2021

A Fenassojaf, através da diretoria de Formação e Cultura, realizou, na última quinta-feira (28), uma live sobre o Câncer de Mama. O objetivo foi chamar a atenção para a prevenção e cuidados com a doença, além de trazer histórias reais de mulheres que passaram e ainda seguem em tratamento.
 
A transmissão ao vivo contou com as presenças da diretora Tereza de Almeida Brito, da médica, oncologista clínica, Dra. Elisa Porto e do psicólogo especialista em gestão de pessoas e terapia cognitivo-comportamental, Dr. Luciano Melo.
 
De acordo com a médica, o câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres que, quando diagnosticada precocemente, possui altas chances de cura. Dra. Elisa também apresentou os principais fatores de risco que envolvem esse tipo de câncer. “Quando diagnosticada com precoce, as chances de cura batem cerca de 95%”, completou.
 
Uma das convidadas para a Roda de Conversa, a escritora Ana Cláudia Megale Batista, autora do livro recém-lançado “O câncer me curou”, contou sua história enquanto paciente ainda em tratamento do câncer de mama.  De uma maneira bastante otimista, Ana Cláudia conduziu todo o procedimento para a cura da doença de uma maneira leve, conciliando as tarefas de profissional, mãe e esposa.
 
“Foi a partir de pesquisas realizadas na internet sobre o que os outros pacientes falavam sobre o tratamento é que comecei a fazer anotações e decidi que um dia escreveria um livro. E esse momento chegou com o lançamento recente do O câncer me curou”, explicou.
 
De acordo com ela, quando as pessoas passam por uma situação como essa é que surge um novo olhar para a vida. “A gente começa a olhar a vida com outros olhos. Meu livro traz o relato em forma de romance, com outros personagens, em uma história leve e gostosa de ler”, completou.
 
A obra “O Câncer me Curou” pode ser adquirida via Mercado Livre (AQUI) ou na página da Livraria Garcia (AQUI). Parte da renda adquirida com as vendas do livro são destinadas a Associação São Rafael, ONG localizada na cidade de Pouso Alegre (MG) voltada ao atendimento de pessoas com câncer.
 
Também convidada a contar sua experiência como paciente do câncer de mama, a Oficiala de Justiça aposentada, Angela Resende, chamou a atenção para a importância de um acompanhamento e suporte psicológico para o paciente e familiares. “A pessoa precisa estar atenta porque o nosso organismo dá sinais de que algo não está bem”, destacou.
 
Raquel Bittencourt, autora do livro “Mochila de Perguntas”, também integrou a Roda de Conversa da Fenassojaf e falou sobre o diagnóstico do câncer, logo após se recuperar de um aneurisma cerebral.
 
“Eu pude comprovar como o câncer é temido pela falta de informação. E a partir do câncer e do meu tratamento, eu tive a ideia e quis falar sobre o câncer e, em 2008, eu lancei o livro Mochila de Perguntas”.
 
O livro da escritora Raquel pode ser adquirido por R$ 30,00 acrescido o valor do frete diretamente pela Livraria do Psicólogo Educador, através do telefone/Whatsapp (31) 99403-2229 (falar com a vendedora Silvana).
 
AJUDA PSICOLÓGICA É FUNDAMENTAL NO TRATAMENTO – A transmissão da quinta-feira também contou com a presença do psicólogo Luciano Melo. Segundo o especialista, eventos como o promovido pela Fenassojaf são fundamentais no despertar das pessoas para o cuidado com a própria saúde física e mental.
 
Ansiedade, depressão, prejuízo da auto estima, medo, angústia, incertezas, inseguranças são, segundo o psicólogo, doenças que atingem as mulheres vítimas do câncer.
 
Dr. Luciano Melo ainda listou outras enfermidades psíquicas trazidas com o diagnóstico e a importância do apoio familiar e dos amigos durante todo o processo e tratamento. “Resignificar aquele momento para saber como lidar com a nova fase é bastante importante para a paciente com câncer de mama. Também é importante o apoio e ajuda aos familiares”, disse.
 
A Roda de Conversa promovida pela Fenassojaf permanece disponível no canal da Associação no Youtube. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
 
Fonte: Fenassojaf


0 comentário(s) |