Chegou o momento culminante para a luta pelo Plano de Cargos e Salários dos servidores do Poder Judiciário Federal. Com efeito, nos próximos dez dias, haverá a definição sobre a derrubada do veto ao PLC 28/2015 e foi indicada a inclusão na pauta da sessão do dia 18/08/2015. O sucesso dessa empreitada (tanto a inclusão na pauta quanto a aprovação), contudo, depende da mobilização da categoria.
Desse modo, a partir de agora precisamos da participação de todos os servidores do Poder Judiciário Federal, estejam ou não em greve, tenham ou não participado de algum ato. Temos 25.000 servidores no Distrito Federal e estão chegando diversas caravanas dos Estados. Temos que demonstrar para os parlamentares que todos estão insatisfeitos com a defasagem salarial e o descompasso em relação a carreiras similares do Poder Legislativo e do Poder Executivo. A rigor, estamos a exigir o respeito à valorização e autonomia orçamentária do Poder Judiciário.
Assim, conclamamos todos os servidores do Poder Judiciário a participarem dos atos do Calendário de Luta da próxima semana, aprovado no Comando de Greve, e disponível no nosso site. Ressalte-se que, diante da informação da apresentação de uma nova proposta rebaixada pelo STF na próxima quarta-feira (12/08/2015), sem nenhuma participação da categoria e ainda sem qualquer garantia de que eventual acordo será cumprido pelo governo, temos que demonstrar que a nossa luta é pela derrubada do veto ao PLC 28/2015.
Portanto, o trabalho deverá ser intenso a partir de agora, principalmente nas ações de abordagem aos parlamentares no final de semana em todo o país. Inclusive, aproveitemos o feriado no Poder Judiciário de terça-feira (11/08/2015) para lotar o Congresso Nacional e na quarta-feira (12/08/2015) vamos lotar a Praça dos Três Poderes no Ato Nacional.
Não tenha receio de participar do movimento. Trata-se de luta legítima, organizada e que conta com o apoio do Poder Judiciário. Há diversos grupos trabalhando dentro do Congresso Nacional e todos estão treinados para receber novos servidores. Há funções para todos os perfis (falar com os parlamentares, organizar o material, segurar as placas, verificar a lista dos abordados etc.). Essa luta será relevantíssima para o futuro das nossas famílias e para o futuro das próprias bases da estrutura democrática do nosso país!
Forte abraço a todos!
Brasília/DF, 08 de agosto de 2015.
Gerardo Alves Lima Filho
Membro do Comando de Greve
Presidente da AOJUS/DF