A Fenassojaf e a Assojaf/PI deram mais um passo na estruturação do XI Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF), que acontece entre os dias 4 e 6 de setembro em Teresina (PI).
Desta vez, os organizadores finalizaram a identidade visual do CONOJAF. Segundo o presidente da Assojaf/PI, Donato Barros Filho, todo o planejamento do Congresso foi pensado para haver harmonia com o tema “Identidade, Pertencimento e Participação”. “Faltava apenas estabelecer a identidade visual”, conta.
Donato explica que a ideia foi partir de algum elemento simples, que identificasse não somente Teresina, mas o estado do Piauí e sua gente. “Após algumas experiências, durante o processo de criação da logomarca, vimos que a melhor expressão do Piauí – associada ao tema do encontro – seria com base nas pinturas rupestres do homem pré-histórico da Serra da Capivara”.
Desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado a 530 km de Teresina, é tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 100 mil hectares de área localizados no sudeste do Piauí, é possível encontrar mais de 600 sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, escavados por pesquisadores e antropólogos de todo mundo, sendo 170 abertos à visitação. São registros de ocupação humana que, segundo os estudos, podem chegar a 12 mil anos de antiguidade.
Para o presidente da Assojaf/PI, uma observação mais acurada destas pinturas mostra que o homem pré-histórico já participava ativamente da sociedade, interagindo com o meio ambiente, “de modo a nele viver, adaptar-se e transformá-lo. Mostrando-nos, atualmente, que não há mudança sem nossa participação coletiva”, finaliza.
Todas as informações sobre o XI CONOJAF podem ser obtidas na página especial do Congresso localizada no site da Fenassojaf. Clique Aqui para acessar
Na página da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) é possível adquirir mais detalhes sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara. Veja AQUI.
Fonte: Fenassojaf