A nova diretoria da AOJUS-DF/TO se reuniu com a Corregedoria do TJDFT para tratar das principais demandas dos Oficiais de Justiça do Distrito Federal. O encontro marcou o início dos trabalhos da atual gestão da Associação, empossada no último dia 5 de junho, com o compromisso de trabalhar pela valorização da carreira, melhores condições de trabalho e fortalecimento institucional.
Pela AOJUS-DF/TO, participaram da reunião o presidente Julio Cesar Fontela de Queiroz, a vice-presidente Karenina Ferreira da Silva Bispo, o diretor secretário Amaury Mariano Lopes, a diretora Jurídico-Legislativo Mariluci Ossipe Martins Botelho, o diretor Sociocultural e de Aposentados Edioni Gomes da Costa e o diretor de Comunicação Lucas Marcell Palhares Araújo. Representando a Corregedoria do Tribunal, estiveram presentes os membros da Secretaria Geral da Corregedoria Alexandre Correia de Aquino, Juliana Seyffarth Hernandez de Andrade e Luiz Antonio de Araújo.
Durante a reunião, foram discutidas ações prioritárias que exigem diálogo contínuo com o TJDFT, especialmente com a Corregedoria, para que os Oficiais de Justiça possam exercer a função com dignidade, segurança e integridade física e mental. Entre os temas debatidos, destacam-se:
- Nomeação de novos Oficiais – Diante do déficit de servidores e da carga de trabalho excessiva em algumas zonas, a diretoria reforça a necessidade urgente da realização de novas nomeações.
- Correção da Indenização de Transporte – O valor atual está defasado, sem correção anual e sem previsão orçamentária pelo TJDFT. A falta de atualização impacta diretamente no trabalho dos Oficiais, que seguem desempenhando suas atividades mesmo em condições adversas.
- Segurança no exercício da função – A diretoria estuda novas medidas e ferramentas para garantir melhores condições de segurança aos servidores no cumprimento de mandados.
- Racionalização na expedição de mandados urgentes e prioritários – foi outro ponto abordado, onde foi reforçada a correta aplicação da Portaria GC 44, com sua estrita observância, em especial na classificação correta dos mandados.
- Saúde física e mental da categoria – Com atenção também à dimensão correcional, a AOJUS se coloca à disposição para colaborar na apuração de eventuais desvios de conduta, sempre prezando pela saúde do servidor e pelo bom andamento dos trabalhos.
A AOJUS-DF/TO manterá o diálogo institucional com as Administrações para fortalecer o trabalho em defesa dos direitos da categoria e a busca constante por avanços reais na carreira dos Oficiais de Justiça.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com a diretoria