A Comunicação e Linguagem em Diligência é o tema da palestra do Oficial de Justiça do TRT-21 e professor de Direito do Trabalho, Humberto Lucena, no 13º CONOJAF de setembro.
A explanação está marcada para às 15 horas do dia 2 de setembro, quando o palestrante irá abordar as técnicas corretas de linguagem a serem utilizadas pelos Oficiais de Justiça no cumprimento dos mandados.
De acordo com Humberto Lucena, quem não se comunica adequadamente não se faz entender. O Oficial de Justiça é o servidor que transmite comunicações processuais e busca a cooperação das partes para melhor executar a função. “Só comunicação e linguagem bem empregados podem proporcionar isto”, enfatiza.
Entre os itens a serem abordados, os participantes do CONOJAF virtual irão saber como a comunicação pode acionar gatilhos emocionais nas partes e debater técnicas para a coleta de propostas de conciliação e os tipos de linguagem não verbal que podem influenciar no trabalho do Oficial de Justiça.
Para o professor, o maior desafio do Oficial quanto à comunicação é saber traduzir a linguagem jurídica para uma compreensão não jurídica do processo. “Destacaria também que saber usar o tom adequado para cada pessoa e dominar o aspecto sensorial da comunicação. Comunicar e tornar comum. É nessa comunidade de informação que se tem posturas cooperativas e menos traumáticas para este servidor e para o processo”, completa.
Quanto à realização do Congresso Nacional de maneira 100% remota, o palestrante destaca o desafio para a Fenassojaf, participantes e palestrantes. “Mas para uma categoria que é desafiada todos os dias no seu trabalho, tenho certeza que a adesão e as palestras trarão grandes conhecimentos aos colegas de todo país. A pandemia antecipou em aproximadamente cinco anos as mudanças no mundo do trabalho. Nossa atividade está em fase de ressignificação e não podemos fechar os olhos para isto. É hora de sermos protagonistas e participarmos do processo de mudança”.
Essa é a segunda participação do Oficial de Justiça do TRT-21 em congressos da Associação Nacional. No ano de 2019, Humberto Lucena também foi palestrante durante o evento ocorrido em Gramado (RS). Para ele, a pandemia frisou as diferenças de realidade. “É hora de nos unirmos mais. Nosso ofício é solitário. Não podemos perder a oportunidade de estarmos juntos, ainda que remotamente. Será uma honra ver todos no CONOJAF”, finaliza.
A programação completa, inscrições e informações sobre o 13º CONOJAF e 3º ENOJAP estão disponível no hotsite exclusivo dos eventos. CLIQUE AQUI para acessar.
Fonte: Fenassojaf